top of page
Buscar
Foto do escritorFULIBAN

Memorial da Imigração é aprovado na Lei Rouanet

A Fundação Libanesa de Minas Gerais-FULIBAN- pretende criar o Memorial da Imigração Libanesa de Minas Gerais. Para isso, contou com o apoio de colaboradores, voluntários e parceiros, e obteve a aprovação de seu projeto cultural, no final de novembro de 2024, perante a Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura). 


A aprovação do Memorial perante a Lei Rouanet significa o reconhecimento de sua importância cultural para a coletividade e do papel da Fuliban como entidade capaz de executá-lo.


Além disso, os custos estimados do Memorial poderão ser financiados por pessoas jurídicas e físicas que queiram apoiá-lo, mediante dedução de parcela de seu Imposto de Renda.


O Memorial da Imigração Libanesa tem como objetivo promover a valorização da cultura libanesa e a importância da imigração para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Minas Gerais.


Além de uma exposição permanente, aberta à visitação pública, o Memorial conterá imagens históricas, timeline da imigração, entrevistas e depoimentos em audiovisual.


Durante o período da exposição serão oferecidas palestras e lives sobre cultura e imigração em Minas Gerais.

  

A comunidade libanesa no Brasil, formada por imigrantes e seus descendentes, é estimada 10 milhões de habitantes. Isso significa que o Brasil abriga a maior comunidade de libaneses e descendentes do mundo, com uma população maior do que a do próprio Líbano, de aproximadamente 5,5 milhões de habitantes.


Em Minas Gerais, os libaneses e seus descendentes foram fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, contribuindo também para a arte, dança, religião, política e diversos movimentos culturais.


Suas contribuições para o comércio, indústria e serviços foram extremamente relevantes e são, ainda hoje, notadas por meio de empresas de diferentes segmentos, fundadas por libaneses e descendentes.


Além de propiciar o incremento do comércio interno, a presença árabe em Minas Gerais permitiu um diálogo cultural plural e com características distintas da cultura ocidental.


Segundo Frederico Aburachid, presidente da Fuliban, Minas Gerais não possui um Memorial dos Imigrantes Libaneses com o registro de sua importância para o desenvolvimento econômico, político e social do Estado.


"Embora os imigrantes tenham sido fundamentais para a formação da história e identidade do povo mineiro, ainda não existe um memorial que registre seus feitos e influência no Estado. Devemos isso aos nossos ancestrais e aos nossos descendentes", afirmou Aburachid. 


A FULIBAN acredita que a execução deste projeto permitirá integrar imigrantes libaneses e seus descendentes nas diferentes regiões de Minas Gerais, estimados em aproximadamente 2 milhões de habitantes, assim como registrar a sua importância histórica para o desenvolvimento econômico, difundir a influência árabe e, em especial, a libanesa, para a formação do “homem das montanhas mineiras.”


Para a execução deste projeto, a FULIBAN deseja contar com o apoio de empresas e pessoas físicas, não apenas libaneses e descendentes, mas de todos que desejem fazer parte do projeto.


Os nomes dos apoiadores serão gravados no Memorial, que será um legado cultural para as presentes e futuras gerações. 


Gostaria de CONTRIBUIR PARA O MEMORIAL e ter o SEU NOME GRAVADO NA HISTÓRIA?  


Pessoa Jurídica: Empresas contribuintes de Imposto de Renda, tributadas pelo lucro real, podem destinar até 4% do Imposto de Renda devido.


Pessoa Física: Pessoas físicas, contribuintes de Imposto de Renda por Deduções Legais (Declaração Completa), podem destinar até 6%.


Outras doações: Outras doações poderão ser feitas diretamente para o projeto, sem vinculação com os incentivos previstos na Lei Rouanet. 


Instrumento jurídico: Lei 8.313/1991, Lei Rouanet.


Valor total do projeto: R$362.469,94


Quer saber mais? 


Telefone: (31)9355-8180 (Srta. Kênia)

Instagram: @fulibanmg


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page